Seja Bem Vindo ao nosso Blog de Futsal: "Mais Futsal é o novo espaço de informação e opinião do Futsal mariense, regional e nacional!"

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sorteio das Provas 2010/2011 em Futsal!

A Associação de Futebol de Ponta Delgada informa os seus filiados no seu site oficial que irá realizar-se no proximo dia 03 de Setembro, pelas 19h00, no Auditório da A.F.P.D., o sorteio das provas oficiais organizadas pela mesma para a época 2010/11, na modalidade de Futsal.


 

terça-feira, 6 de julho de 2010

Informando - 2

O Grupo Desportivo Gonçalo Velho informa que:

- Está convocada uma Assembleia Geral Extraordinária para o dia 21 de Julho, quarta-feira, na sede provisória do Clube pelas 19:30hrs para apreciação, discussão e votação do Relatório e Contas dos Corpos Gerentes.

- Está igualmente convocada uma Assembleia Geral Eleitoral de Sócios para o dia 22 de Julho, quinta-feira, na sede provísória do Clube pelas 19:30hrs para a eleição dos Corpos Gerentes para o biénio 2010/2012, sendo que as respectivas candidaturas deverão ser dirigidas ao Presidente da Assembleia Geral e entregues na secretaria do Clube até ao dia 15 de Julho.

Crise directiva afecta Valverde F.C.!

Segundo fontes próximas ligadas ao Valverde F.C., instalou-se a confusão no Clube com as demissões do secretário do Conselho Fiscal e do Presidente da Direcção no final do mês de Junho passado. Numa altura crucial da época onde se iniciam os preparativos burocráticos da época que se avizinha e onde se torna necessário a planificação da mesma, eis que a corda parece ruir e instala-se uma crise que segundo a nossa fonte, ninguém sabe onde poderá acabar e colocando em risco a própria Instituição desportiva e tudo o que isso acarreta a nivel financeiro e humano. Sem nos querer revelar grandes promenores, continuamos a procurar desvendar o que levou os dois membros a pedirem as respectivas demissões, não sendo certo se as mesmas foram em simultaneo ou pelas mesmas razões.
Esperemos que, para bem do desporto mariense, e em particular do futsal, que esta situação se resolva rápidamente e que o Clube consiga ultrapassar esta crise e continue a trabalhar para o bem do desporto da nossa terra.

Novo representante da A.F.P.D.!

Após termos noticiado que corriam rumores nos bastidores do Futsal Mariense que davam conta da intenção da A.F.P.D. em eleger um novo representante da mesma em Santa Maria após o abandono do Sr. Rui Andrade do cargo por motivos pessoais, e que este seria em principio a Srª Paula Botelho, passados alguns dias eis que surge oficialmente o que muitos já suspeitavam: a Srª Paula Botelho é de facto a nova representante da Associação em terras de Gonçalo Velho Cabral tendo tomado posse do cargo no passado dia 1 de Julho.
Continuam no entanto muitas duvidas e reticências na escolha da Associação e segundo fontes ligadas aos clubes, os mesmos estarão insatisfeitos numa primeira fase pelo facto da Associação à qual estão filiados não ter feito qualquer sondagem aos clubes, colocando-os de parte em todo este processo e numa segunda fase, porque muitas são as vozes que se insurgem perante a escolha de alguém que não reune concenso pela sua personalidade e que segundo muitos não reune as condições isentas de quem deve desempenhar importante papel.
Neste momento, e em alguns polos da modalidade, até se coloca em causa se a nova representante deverá continuar a exercer as funções de árbitra uma vez que a mesma, e segundo os mesmos polos, deverá abandonar a arbitragem de forma a criar uma ideia de isenção e imparcialidade para e com os árbitros no activo.
Com polémica, ou sem polémica, a verdade é que está oficializada a nova representante da Associação de Futebol de Ponta Delgada em Santa Maria, e só o tempo dirá quem terá razão. A nós, resta-nos desejar à Srª Paula Botelho toda a sorte e capacidade para que a bem da modalidade, consiga exercer as suas funções de forma isenta e coerente.

domingo, 27 de junho de 2010

Torneio "Futsal S.P."


O G.D. São Pedro realiza apartir de hoje, 27 de Junho, o Torneio "Futsal S.P." que decorrerá até ao próximo dia 03 de Julho e contará com a presença das equipas federadas nos escalões de Infantis, Iniciados e Juvenis ( G.D. São Pedro, G.D. Gonçalo Velho, C.D. "Os Marienses" e Valverde F.C.), um escalão sénior masculino ( G.D. São Pedro, G.D. São Pedro Activo, G.D. Gonçalo Velho e C.D. "Os Marienses") e finalmente um escalão sénior feminino ( G.D. São Pedro e G.D. Gonçalo Velho ).
De salientar que os respectivos jogos terão lugar no Campo de Jogos de São Pedro sendo as regras de jogo as oficiais do Futsal. Assim, deixamos aqui o respectivo calendário dos jogos bem como o horário dos mesmos: 




sábado, 26 de junho de 2010

Torneio Emanuel Figueiredo


No próximo mês de Julho terá lugar na Freguesia de Santa Bárbara o Torneio Emanuel Figueiredo em Futsal no âmbito das Festas do Sagrado Coração de Jesus 2010, organizado pela Comissão em exercicio e com o apoio da Associação Juvenil da Ilha de Santa Maria.
Este Torneio terá o seu inicio no dia 6 de Julho e terminará no dia 31 do mesmo mês com o apuramento dos respectivos vencedores no escalão masculino e feminino. Contará com oito equipas no escalão masculino e três no escalão feminino sendo que os jogos serão disputados no Campo de Jogos de Santa Bárbara. De salientar ainda que este Torneio reger-se-à pelas regras de jogo oficiais do Futsal, salvo excepção de, em caso de decisão do árbitro de uma expulsão por cartão vermelho em acto de indisciplina dos jogadores, a equipa é penalizada com o abandono do jogo e respectivo Torneio, com prejuizo dos pontos serem distribuidos pelas restantes equipas em competição.

Assim, e para todos os interessados, deixamos aqui as equipas participantes bem como o respectivo calendário das provas:



terça-feira, 22 de junho de 2010

Opinião do Leitor - 1



Boas,

Tenho vindo a seguir o vosso blog e desde já lhes dou os parabéns pela iniciativa de colocar à disposição dos visitantes a possibilidade de também exprimirmos as nossas opiniões e até divulgar noticias. Espero que não sejam censurados e que tudo o que aqui escrevo seja publicado senão não valerá a pena opinar.

Não sou bom para títulos por isso nem colocarei um, deixando ao vosso critério essa parte. Então vou começar:

Sou seguidor atento da modalidade do Futsal em Santa Maria e, embora não faça parte activa da mesma, já fui árbitro de outra modalidade e sei bem o quão difícil é fazer uma modalidade crescer em Santa Maria. O Futsal tem, sem duvida alguma, todas as condições para ser a melhor modalidade por cá e é talvez aquela que desperta mais paixão entre os miúdos e os graúdos ou não fosse esta modalidade uma ramificação do futebol de onze.

Mas pelo que tenho visto, continua-se a dar demasiada importância ao ganhar e pouca importância ao educar e ao formar os atletas. Não que não seja importante incutir nos miúdos a fome de vitórias, mas acima de tudo o mais importante é despertar o gosto pela modalidade, pelo desporto e pela formação dos mesmos. Vive-se muito por cá, guerrinhas entre Clubes o que, por si só é um entrave ao desenvolvimento sustentado desta ou de qualquer outra modalidade. Cada Clube pode e deve defender os seus interesses, mas nunca a qualquer custo e as guerras devem ficar fora do campo, e infelizmente isso não acontece…vemos miúdos já com um “ódio” pelo clube rival e por tudo o que represente o mesmo e isso é deveras mau e anti-pedagógico. Nota-se que não se consegue distinguir entre o que é uma rivalidade saudável e o que é uma rivalidade doentia que ultrapasse por vezes limites absolutamente fanáticos e que coloca em causa toda a humanidade do desporto como ele deve ser: um desporto!

Sei que não é fácil, mas para quando os clubes rumarão para o mesmo lado? Levando o futsal para a frente e não entrando no “não” porque o outro disse “sim”…para quando os clubes irão unir-se e nos problemas da modalidade colocando de lado as rivalidades e lutando por melhores condições de treinos, melhores condições logísticas e financeiras, etc?...para quando os clubes vão entender que não basta ter os melhores e com isso colocar em risco a própria modalidade? Para quando deixarem de olharem para os de preto como os únicos maus da fita na modalidade?...para quando? Não sei…mas sinto que se não for para breve, a modalidade estará em causa.

P.L.

P.S. – Espero que o texto não seja longo demais.

-------------------------------------------------

Enviado por P.L. a 19 de Junho de 2010

sábado, 19 de junho de 2010

Informando - 1

WORKSHOP FUTSAL

A Associação de Futebol de Ponta Delgada irá realizar entre 25 e 27 de Julho um Workshop de Futsal onde o prelector convidado será o conceituado Treinador Orlando Duarte, Seleccionador Nacional de Futsal. Neste evento serão debatidas entre outras temáticas, o treino especifico de guarda-redes, na teórica e na prática. Este evento será realizado em horário pós-laboral, sendo o valor da inscrição de 10€ (dez euros). Informa-se ainda que as inscrições estarão abertas até ao dia 23 de Junho. Os contactos para a inscrição são:

Telefone: 296 305 550
E-Mail:   geral@afpd.pt
Site:        http://www.afpd.pt/ (onde consta a ficha de inscrição)

Informa-se ainda os interessados que a referida inscrição só será confirmada após o pagamento da importância da mesma.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Arbitando no blog...

Quais as qualidades de um bom árbitro?

Embora a arbitragem implique conhecimento técnico, ser um árbitro eficaz é definitivamente uma arte. E a arte evidenciada por um árbitro no palco da competição depende, em grande medida, das suas qualidades pessoais. Ora como é dificil definir em consenso quais as qualidades de um bom árbitro, uma vez que se propuserem a 20 peritos em arbitragem uma lista de qualidades, provavelmente encontrarão 20 listas diferentes o que por si só demonstra a dificuldade de classificar um bom árbitro. Mas para mim, e sem ser leigo na matéria, um bom árbitro deverá ter as seguintes qualidades:

- Consistência - Os jogadores e treinadores esperam que os árbitros sejam consistentes: as suas decisões devem ser as mesmas face a circunstâncias idênticas ou similares, devendo aplicar as regras igualmente a ambos os oponentes. A inconsistência na arbitragem é frequentemente criticada por – e perturbadora para – treinadores e jogadores. Os próprios árbitros reconhecem a importância da consistência no seu trabalho.

- Comunicação - Os árbitros devem tentar estabelecer uma boa comunicação tanto com treinadores como com jogadores. Enquanto árbitro, este não deve estar a tentar vencer um concurso de popularidade, mas também não deve estar à procura de inimigos. A chave para estabelecer uma boa comunicação é a eficácia, ou seja, comunicar eficazmente com desportistas e treinadores e o mais provável é que eles cooperem e questionem menos vezes as decisões. Os árbitros podem também melhorar a comunicação tratando os jogadores e treinadores com cortesia e respeito. Devendo esperar o mesmo tratamento por parte de treinadores e desportistas. Embora o árbitro deva ser amigável ao arbitrar, deve também manter a distância apropriada dos competidores para dissipar qualquer dúvida em relação à neutralidade da sua posição. Estar acessível e disposto a ouvir as questões dos queixosos, mas não permitir aos participantes interromper o decurso do jogo com questionamento contínuo, evitando-se assim debates longos que prejudiquem o desenrolar do jogo.

- Capacidade de decisão - As decisões de um árbitro devem ocorrer simultaneamente à acção observada, ou o mais rapidamente possível. Isto não significa que o árbitro deva tomar todas as decisões sem hesitar. O árbitro pode precisar de fazer uma pequena pausa para compreender o que acabou de ver. Mas uma pausa demasiado longa dá aos desportistas e treinadores a impressão de incerteza, sendo maior a probabilidade de questionarem uma decisão demorada.
Decisões de julgamento não são alvo de protesto formal, assim, o árbitro pode evitar controvérsias tomado decisões rápidas e determinadas. Quanto mais duvidosa é a decisão, mais importante se torna a determinação com que a mesma é tomada, sendo imperativo uma acção decidida e clara. Deste modo, ao tomar este tipo de decisão, um árbitro deve dar a impressão de estar absolutamente certo do que viu.

- Equilíbrio - A competição desportiva é geralmente excitante e a acção é frequentemente veloz, mudando rapidamente, e é frequente as emoções de desportistas, espectadores e treinadores encontrarem-se elevadas.
Um árbitro deve manter-se calmo e equilibrado, independentemente do que está a acontecer. Embora o árbitro não possa controlar as emoções dos outros, espera-se que seja capaz de controlar as suas emoções independentemente das circunstâncias. Os árbitros devem manter o auto-controlo durante todo o tempo, especialmente durante os momentos de alta tensão, quando brigas, lesões, faltas e reacções violentas tem maior probabilidade de ocorrer. Um árbitro que se mantêm equilibrado e controlado, enquanto demonstra autoridade e liderança, evita que tais situações críticas resultem em incidentes desagradáveis. Durante os momentos de tensão os seus gestos e movimentos devem ser, sempre que possível, deliberados. Uma certa dose de excitação é normal quando se arbitra, mas é importante manter as emoções e acções sobre controlo, nunca lhes permitindo que coloquem em risco a sua eficácia enquanto árbitro.

- Integridade - A integridade decorre de arbitrar um jogo de forma imparcial e honesta, independentemente das reacções de jogadores, treinadores e espectadores; do tempo que resta; do resultado; de decisões anteriores; ou de outras fontes potenciais de influência. A melhor salvaguarda para manter a integridade está exposta na expressão, "Apita conforme vês".
É extremamente importante proteger a integridade tanto dentro como fora do terreno de jogo. Embora esteja consciente das suas responsabilidades enquanto árbitro, o mesmo deve estar igualmente preocupado em manter o respeito dos outros pela sua integridade fora do campo. Isto implica nunca expressar a sua opinião sobre jogadores e equipas que possa vir a arbitrar no futuro e nunca apostar, independentemente da importância da aposta, no resultado de qualquer jogo que possa arbitrar. Finalmente, o árbitro revela a sua integridade pessoal pelos compromissos que rejeita. Nunca deverá arbitrar um jogo que possa comprometer os seus valores, tais como quando um familiar ou amigo próximo está envolvido quer como treinador ou jogador.

- Capacidade de Julgamento - O bom julgamento começa com a exaustiva e completa compreensão das regras e regulamentos que regem uma modalidade. Uma vez estabelecido, o conhecimento das regras serve de guia para determinar a legalidade do jogo. Então, o correcto julgamento adquirido através da experiência permitir-á ao árbitro enfrentar as exigências de uma variedade de situações. O árbitro que continua a estudar as regras e analisa a experiência com o objectivo de melhorar provavelmente tornar-se-á competente. É também importante o árbitro arbitrar repetidamente para desenvolver a sua capacidade de julgamento, tal como um desportista deve praticar técnicas para desenvolver as capacidades físicas requeridas.

- Confiança - Os árbitros competentes tem confiança neles próprios e nas suas capacidades. Esta auto-confiança transcende qualquer jogo ou situação em particular.
Os árbitros confiantes mantêm o controlo face a situações adversas, o que não quer dizer que não experimentam sentimentos de insegurança mas não perdem a confiança neles próprios só porque tomaram uma decisão errada ou experimentaram outros contratempos. Todos os árbitros têm jogos que prefeririam esquecer, mas os árbitros confiantes não deixam que os mesmos afectem a sua confiança. Os árbitros não devem estar preocupados com os acontecimentos que não podem controlar, pois se um árbitro vai para um encontro com a expectativa de um fraco desempenho e sem acreditar nele próprio é melhor preparar-se para um longo jogo.
- Prazer e motivação - Os árbitros têm de ter enorme prazer no seu trabalho. Esta sensação de prazer e divertimento encontra-se fortemente ligada a atitude mental positiva e a sentimentos de energia. Uma boa arbitragem requer trabalhar intenso, dedicação e prática que deriva de um nível elevado de motivação e prazer. Se o prazer que um árbitro têm ao arbitrar diminui, faltar-lhe-á motivação para praticar e trabalhar intensamente a sua actividade.
Estas são no meu entender as qualidades de um bom árbitro, qualidades dificeis de encontrar num unico individuo que arbitra, mas que a meu ver são determinantes numa actividade onde o árbitro está sujeito a intensas pressões que lhe são colocadas e muitas vezes à falta de reconhecimento pelos seus esforços, pois muito dos que criticam o homem do apito prefere assistir de bancada ou de sofá ao desenrolar dos acontecimentos em determinada modalidade e por vezes esquecem-se o quão dificil é julgar ou arbitrar seja na vida do dia a dia, seja na vida de um simples árbitro.

Colunista falando...




Futsal Mariense - Por onde andou e para onde irá?

O futsal, em termos federados, foi implemantado em Santa Maria no ano de 2007 após a Associação de Futebol de Ponta Delgada ter reunido todas as condições para que os clubes marienses pudessem apostar numa nova modalidade que não sendo a do futebol, viesse a "matar" o bichinho que em muitos existia desde que se extinguira a modalidade de futebol 11 em terras de Gonçalo Velho Cabral, à sensivelmente treze anos atrás e que muitas saudades deixou a clubes, praticantes e adeptos.
Assim, esta modalidade surgiu com a criação de três escalões ( infantis, iniciados e séniores ) com outros tantos clubes a participarem no arranque das provas federadas da Associação de Ponta Delgada que, encetou diversas iniciativas para qualificar técnicos e arbitros para a modalidade. Tudo pareceu bem encaminhado até ao final da primeira época, pois no final da mesma, e tendo em conta o elevado orçamento que tal iniciativa necessitou, viria a dar-se a desistência de um clube no escalão maior da modalidade colocando em risco esse mesmo escalão. Para satisfação da modalidade e do desporto mariense, entrou em cena um novo clube que apostou forte no escalão maior da modalidade permitindo assim que a segunda época pudesse contar com quatro clubes nas competições embora apenas três no escalão maior e quatro nos restantes escalões de formação.
Finda a segunda época, novo problema nas competições pois seriam dois os clubes a não participarem no escalão maior e a inviabilizar o arranque do mesmo, tendo no entando a modalidade alargado os seus escalões de formação para três ( infantis, iniciados e juvenis ), o que veio fomentar a modalidade e assim poder-lhe dar bases seguras para o futuro. Nesta fase, a Associação de Ponta Delgada alertava para o facto de o futsal em Santa Maria ser já uma das mais fortes modalidades tendo em conta o número de praticantes no activo e que isso era motivo de orgulho para todos os amantes da modalidade.
É certo que nada surge de um dia para o outro e que o passado, apesar de dificil, foi construido aos poucos e neste momento o futsal é de facto uma modalidade em crescendo afirmação no panorama desportivo mariense, mas e o futuro?
Neste momento, e nos bastidores, correm rumores que a aposta será na reactivação do escalão sénior da modalidade tendo em vista a tão falada Série Açores de Futsal prevista para a época 2011/2012. Mas será viável a re.implementação deste escalão? Os optimistas dirão que sim, os péssimistas que não...mas a verdade é que se não for muito bem ponderada esta decisão, o futsal correrá o risco de se perder em Santa Maria mais ano menos ano. Porquê? Ora vejamos:
Iniciar uma nova época com o escalão de séniores sem ter a formação devidamente acautelada poderá ser um erro irremediável, pois se o escalão de sériores for criado com a ilusão da nova Série Açores de Futsal, e se este mesmo escalão arrancar com apenas três clubes como tudo indica que será, no futuro não muito longiquo o campeão mariense terá direito a marcar presença nessa mesma Série Açores e com muito mérito e gaúdio dos marienses amantes desta modalidade, mas e a competição interna na época seguinte? E se não entrar novo clube nas competições federadas no escalão sénior?
Acho que os responsáveis da Associação bem como dos clubes locais devem ponderar muito bem os prós e os contras, pois não será justo para a modalidade a criação do escalão sénior apenas e só como meio de trampolim para o clube mariense vencedor poder participar na Série Açores de futsal e com isto fazer retroceder todo um trabalho que deve ser de base na modalidade. Sabemos o passado da modalidade, e o futuro?

terça-feira, 15 de junho de 2010

Sabia que...

O Futsal teve origem do Futebol de Salão no Uruguai em 1930 onde, após a conquista do Campeonato do Mundo de Futebol, existia em cada campo uma bola a ser jogada. Foi então que um professor de Educação Fisica argentino ( Juan Carlos Ceriani ) reparou que pela falta de campos, jogava-se o desporto em campos de Basquetebol o que despertou ao professor um novo conceito de modalidade. Usando regras de pólo aquático, andebol e basquetebol, Ceriani deu forma às regras do jogo, que rapidamente se expandiu pela América do Sul.

Em 1965, é fundada a primeira Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão. O futebol de salão chegou à Europa graças aos numerosos imigrantes espanhóis e portugueses que habitavam a região. Em 1971 é fundada em São Paulo, Brasil, a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), composta por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. Mas somente após alguns torneios, na Hungria, Espanha e Brasil para testar as regras e a viabilidade desta modalidade, e mais concretamente em 1989 é que a FIFA decidiu organizar o primeiro Campeonato do Mundo de Futsal realizado na Holanda e tendo como vencedor o Brasil.
O Campeonato do Mundo de Futsal é hoje o quarto torneio mais antigo da FIFA, sendo o futsal hoje uma bela realidade, e uma das disciplinas desportivas que mais cresceu nos últimos anos, com mais de dois milhões de jogadores federados (homens e mulheres) em todo o mundo. O seu crescimento é ilimitado e permite que o futebol cumpra sua missão social em todos os cantos do planeta.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Novo representante da A.F.P.D. em perpectiva!


Após três anos à frente dos destinos do Futsal em Santa Maria como representação da Associação de Futebol de Ponta Delgada, e segundo o que corre nos bastidores, o Sr. Rui Andrade deixará de ser o representante máximo daquele organismo em terras de Gonçalo Velho. Esse cessar de funções, segundo consegui apurar terá a ver com motivos pessoais do mesmo e não por qualquer outro problema do mesmo para com a sua representada ou vice-versa. O Sr. Rui Andrade ficará sempre ligado ao arranque da modalidade em Santa Maria bem como ao seu desenvolvimento e embora sendo por vezes criticado, e segundo o que consegui apurar, sempre foi um elo de ligação consensual e eficaz.
Nos bastidores, e tal informação carece de confirmação por parte da A.F.P.D., comenta-se que estará já decidido o novo representante da Associação: a Srª Paula Botelho. Segundo consegui perceber, e se tal se confirmar, existem fortes reticências na nova escolha e até mesmo descrença que com a nova representante, a modalidade poderá regredir, pois segundo alguns membros da modalidade, esta solução não será a mais correcta e concensual uma vez que não dislumbram que a nova escolha tenha o perfil que se enquadra para desempenhar de forma coerente, imparcial e apaziguadora as funções de ligação entre clubes marienses e a Associação à qual estão filiados.
Mas veremos o que a A.F.D.P. terá decidido para depois sim tentarmos reunir as opiniões concretas dos diversos intervenientes, embora, num assunto tão importante como este, já se denote alguma crispação e indignação.

O novo espaço!


Este será apartir de hoje um novo espaço de divulgação do Futsal. Neste Blog procurarei divulgar com a maior rapidez, isenção e desportivismo tudo o que rodeia e se passa nesta modalidade na ilha de Santa Maria, bem como um pouco por todo o país sempre que seja relevante. Não poderia também esquecer o que de relevante se passa no desporto rei nacional - Futebol da Iª Liga Nacional.
Apartir deste momento estará lançada mais uma base de divulgação desportiva que espero seja do agrado de todos os quantos visitarem este simples e modesto Blog sobre esta tão bonita modalidade que é o Futsal.

Administrador do Blog "Mais Futsal"
Related Posts with Thumbnails